Com mais de 775 milhões de usuários ativos, o TikTok é a terceira rede social de maior alcance do mundo e é nela que o e-commerce está encontrando um campo cada vez mais fértil para prosperar. Isso porque a rede social se tornou o principal canal de divulgação para as marcas que buscam conectar-se, sobretudo, com a geração Z e os consumidores da geração Y. Mas, para conseguir conquistar o público nessa plataforma, é preciso mais do que saber quais hashtags usar ou quais produtos promover.
Encontrar o sucesso das vendas no TikTok requer um profundo entendimento da dinâmica da plataforma e do grupo demográfico que a utiliza. Segundo dados do Exploding Topics, um em cada quatro usuários do TikTok tem menos de 20 anos, e mais da metade são mulheres.
Por isso, os cases de sucesso da plataforma demonstram que os produtos que se destacam no TikTok precisam ser modernos, divertidos, solucionadores de problemas e fáceis de criar conteúdo em torno deles. Afinal, a criação de conteúdo em vídeo em torno de um produto deve ser ágil, favorecendo tanto o marketing de influência quanto as resenhas de clientes que acabam influenciando também a decisão de outros. É tudo uma questão de aproveitar o – pouco – tempo para engajar conteúdos pagos e também orgânicos na plataforma.
Vamos explorar, neste artigo, algumas boas práticas para usar o TikTok a favor dos negócios e, quem sabe, conquistar um espaço entre os produtos que viralizam na plataforma. Acompanhe.
Como gerar engajamento em pouquíssimo tempo de tela
O grande diferencial do TikTok para o comércio eletrônico pode ser também o maior desafio para os times de marketing e vendas, isso porque a retenção da atenção do público é curtíssima. Por isso, sua marca tem não muito mais do que alguns segundos para atrair e reter o usuário, o que significa que é preciso criar conteúdos interessantes em muito pouco tempo.
Por outro lado, o TikTok se destaca por ter usuários altamente engajados, além de um forte senso de comunidade. Isto é, os usuários do TikTok compartilham experiências entre si e confiam em opiniões publicadas por outros usuários. Daí o poder viral da rede e o que a torna uma ferramenta poderosa para impulsionar as vendas e o reconhecimento da marca de uma maneira totalmente nova.
A revolução não para por aí. O algoritmo do TikTok prioriza o conteúdo com base no número de visualizações, não no número de seguidores. Isso significa que marcas com um ótimo conteúdo têm as mesmas chances de alcançar um público engajado que aquelas com muitos seguidores.
Uma boa dica para entender como gerar esse engajamento em tão pouco tempo é pesquisar por hashtags virais na rede como #tiktokmademebuyit e #viralproducts, que reúnem conteúdos de todo o mundo. Para o Brasil, #produtosvirais e #comprasnotiktok também funcionam. Essas e outras hashtags relacionadas podem ser a porta de entrada para encontrar produtos que estão se destacando na plataforma, com mais de 500 mil visualizações, mais de 50 mil curtidas e mais de mil comentários.
Convertendo engajamento em vendas
O TikTok Shop, cuja principal fonte de venda é o live commerce, já é um mercado de bilhões, sobretudo na Ásia. Segundo informações da Bloomberg, o TikTok tinha como expectativa, até o final de 2023, alcançar US$ 20 bilhões em vendas de mercadorias.
De acordo com dados do Rest of World, até 2027, as transmissões de live commerce devem movimentar mais de US$ 240 bilhões em todo o mundo, o equivalente a R$ 1 trilhão. Só na China, essa indústria já movimenta cerca de US$ 400 bilhões, e o TikTok é uma das principais plataformas de vendas.
No Brasil, a disponibilização dos recursos do TikTok Shop ainda é recente e as possibilidades ainda são limitadas, mas já é possível criar anúncios e um guia de compras que estimula a finalização da ação, além da inserção de links de produtos e, claro, das lives de vendas. Mas, mesmo com essas limitações, não significa que o e-commerce brasileiro não pode usar a plataforma como um importante e efetivo canal de divulgação e conversão.
Sem delongas, talvez a prática mais primordial para vender no TikTok é facilitar o processo de compra. Então, ao promover um produto na plataforma, certifique-se de fornecer links diretos para seu site de comércio eletrônico ou Linktree em sua biografia.
No entanto, há nuances que devem ser consideradas para fugir de algumas armadilhas que podem prejudicar o desempenho das vendas através desse canal. A primeira delas é o engajamento, a peça-chave de qualquer conteúdo no TikTok. Isso porque o algoritmo da plataforma é alimentado por esse indicador, então, quanto mais engajamento um vídeo receber, mais o algoritmo do TikTok o empurrará para obter mais visualizações.
Outro ponto para ter no radar é que a página “For You” é o espaço nobre no TikTok, onde o conteúdo tem potencial para alcançar muitas visualizações, mesmo sem um grande número de seguidores. Aqui é o momento certo de ganhar tração na plataforma, principalmente quando a marca começa a trabalhar nesse canal e ainda não tem um grande público lá dentro. Criar conteúdos interessantes para a “For You” pode gerar tráfego orgânico para o perfil.
Se estamos acostumados com as regras do algoritmo do Google que valoriza a periodicidade de publicações de uma página para garantir um bom ranqueamento, no TikTok, a qualidade do conteúdo definitivamente supera a quantidade. Por isso, postar com muita frequência não é uma necessidade para se tornar viral no TikTok. Concentre-se em criar conteúdo de qualidade que ressoe com o público-alvo.
Finalmente, as hashtags podem ser superestimadas. Um erro comum quando uma marca entra em uma rede social como o Tik Tok – e o que foi um dia com o Instagram – é acumular um monte de hashtags na tentativa de promover o conteúdo de forma orgânica. Na plataforma da Geração Z, não existem evidências de que usar mais hashtags aumenta as chances de viralizar o conteúdo. Aqui também vale a regra de qualidade ao invés de quantidade. Um bom conteúdo com uma ou duas hashtags bem direcionadas ao seu público-alvo pode ser o bastante para ser notado na rede.
Quem quer ser visto precisa estar no Tik TokDe acordo com o relatório Jungle Scout, os consumidores recorrem cada vez mais à plataforma para pesquisar produtos e fazer compras. Nos EUA, a Amazon continua sendo o principal site para iniciar uma pesquisa de produtos, porém, quase 40% dos consumidores da Geração Z preferem o Tik Tok para essa busca inicial.
Além disso, 35% dos compradores passam pela Tik Tok Shop ao menos uma vez por semana e 23% já compraram algum produto dentro da plataforma. Para a Geração Z esses números são ainda mais expressivos e 70% afirmam que provavelmente comprarão um produto que viram no Tik Tok.
Com isso, o Tik Tok avança em um campo que, até então, foi praticamente monopolizado pelo Google, o de buscadores, cuja gigante da tecnologia detém cerca de 90% do mercado mundial. Dado publicado pela Revista Veja aponta que estudos feitos pelo próprio Google mostraram como o Tik Tok vem acirrando a competição como ferramenta de busca, uma vez que cerca de 40% dos jovens não usam o Google, mas sim o Tik Tok para todo o tipo de pesquisa cotidiana, como na escolha de um restaurante, inclusive.
Por isso, mais do que propriamente vender dentro da plataforma, a marca que deseja ser vista pelo público precisa ter presença no Tik Tok, especialmente aquelas que “conversam” com o público mais jovem.
Com seu alcance vasto e algoritmo engajado, as marcas têm a oportunidade única de alcançar e cativar uma audiência que está cada vez mais receptiva ao e-commerce dentro do Tik Tok. A chave está em compreender os diferenciais da plataforma e do seu público, bem como de criar conteúdo autêntico e envolvente que “fale a língua” de quem está na plataforma.
Um dos principais atrativos dos conteúdos do Tik Tok é a aparente espontaneidade, vídeos com uma produção amadora, isto é, realmente caseiros, envolvem o público em uma atmosfera de “experiência real”. Aí entra o bom e velho marketing boca a boca impulsionado pela tecnologia, pois é muito mais fácil para um consumidor que busca informações sobre um produto, comprar algo que está sendo bem recomendado – principalmente através de vídeos “caseiros” – do que converter através de uma propaganda super produzida.