Em um mercado cada vez mais competitivo e com uma evolução acelerada, compreender os principais desafios e possíveis soluções para as dores da eficiência operacional e financeira é um diferencial para os e-commerces. Com isso em mente, o E-Commerce Brasil e a Infracommerce se uniram para realizar um levantamento.
Considerando primeiramente os segmentos de atuação das empresas, 24% declararam que lidam com varejo em geral, 13% são do segmento de bem-estar, cuidados pessoais e beleza e, por fim, bens de consumo ocupam o terceiro lugar com 10%.
Vale considerar ainda a quantidade de colaboradores das empresas. Entre os respondentes, 30% declararam que a empresa possui de 1 a 10 funcionários. Na sequência, 22% afirmaram que a organização tem entre 50 e 500 colaboradores. E com uma porcentagem de 21%, os entrevistados disseram que a empresa possui mais de 1.000 funcionários.
pesquisa também contou com colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, sendo em sua maioria (42%) gestores de operações. Outros cargos ainda apareceram como C-Level ou diretor de negócios (21%), dono/acionista/investidor (18%) e analista operacional (10%).
Modelos e gerenciamento: como se destacar?
Para solucionar dores é preciso compreender a fundo as especificidades das organizações. Para isso, ter clareza sobre o modelo de vendas que mais proporciona faturamento na instituição é o primeiro passo. Os modelos com maiores porcentagens são, respectivamente: B2B online (32%), marketplace (24%), lojas físicas (24%) e D2C (16%).
Somente 3% das empresas declaram que ainda não possuem uma operação de vendas.
Gerenciar as operações online é outro ponto importante para a eficiência. Segundo o levantamento, 66% das operações são realizadas por um time interno local ou global; 14%, das organizações optam por uma gestão compartilhada – com uma parte interna e outra com uma empresa digital parceira. E com a terceira maior porcentagem, na casa de 8%, as empresas gerenciam múltiplos fornecedores externos.
Terceirizar as operações de venda é uma opção para apenas 6,5% das instituições.
Além disso, as organizações listam alguns benefícios da gestão interna: maior controle da operação (51%), maior eficiência operacional (13%) e melhor custo (11%). Porém, a terceirização da gestão apresenta preferências similares: maior eficiência (6,5%), custo mais baixo (6,5%) e especialistas cuidando das operações (3%).
Desafios a serem superados
Os objetivos das organizações com o canal de vendas online foi outro ponto explorado no estudo. Os destaques ficaram para: aumento de faturamento (60%), tornar o produto acessível (13%), branding (10%) e expansão de território (10%).
Para finalizar a pesquisa os desafios são outro ponto de atenção para as instituições. Os mais mencionados foram:
- Garantir a eficiência operacional (47%);
- Especialistas em todos os sistemas (45%);
- Garantir uma boa experiência para o consumidor final (42%); e
- Integração do sistema (29%).
Fonte: “https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/eficiencia-operacional-e-financeira-diferenciais-no-e-commerces”