Jadlog aposta em qualidade para se fortalecer no mercado

O CEO da Jadlog comentou suas expectativas com o mercado de entregas para 2023

Mesmo situada entre as maiores empresas atuantes nas entregas do mercado de e-commerce, a Jadlog passou pelas dificuldades que grande parte dos transportadores enfrentaram no ano passado. As questões inflacionárias, aumento no preço dos combustíveis e de diversos outros insumos, foi o que impossibilitou um resultado ainda melhor para todo o mercado.

Em entrevista para o portal Frota&Cia Online, o CEO da Jadlog, Bruno Tortorello, revela como enfrentou o período de aumento no negócio alavancado pela pandemia, o crescimento da competitividade no segmento e o momento atual de estabilização no mercado.

Desde 2018 como CEO da empresa e com mais de 22 anos de experiência na área de logística e distribuição, Tortorello acredita no potencial construído pela empresa antes da pandemia para lidar com as dificuldades enfrentadas no momento. “O investimento em qualidade, nível de serviço e de atendimento ao destinatário da maneira mais adequada e fluida possível, são as fortalezas que te fazem poder navegar nesses mares mais turbulentos”, comenta. Confira a seguir a entrevista completa.

Frota&Cia: Como foi o ano de 2022 para a Jadlog?

Bruno Tortorello: Foi um ano bom, um ano de uma alta taxa de crescimento em que reforçamos nossa posição de grande aliado do e-commerce para fazer com que as entregas cheguem no Brasil. Mas também foi um ano de muitas dificuldades, principalmente pela alta inflação e o aumento dos combustíveis e derivados que afetaram a nossa cadeia de custo de maneira importante. Até porque é praticamente impossível conseguir repassar nos preços esses aumentos repentinos de inflação ou de combustível.

Frota&Cia: Quais as expectativas para este ano?

Bruno Tortorello: Ao meu ver, 2023 deve ser um ano de baixo crescimento quando falamos de mercado. Principalmente, na volumetria do e-commerce. É um ano de ajuste dos patamares de venda numa economia já normalizada pós-pandemia. O que houve foram dois anos de grande crescimento, em 2020 e 2021, já em 2022 o crescimento foi mais modesto, mas 2023, pelo que se mostra até agora, será um ano de ajuste de patamar. Evidentemente em patamares bem superiores ao período pré-pandemia mas não tão alto quanto nos picos da pandemia, o que deve afetar a taxa de crescimento do e-commerce. Na minha visão, o volume do mercado do frete fracionado deve crescer na base de um dígito. Não deve, como normalmente cresce, crescer dois dígitos. E por outro lado, a nossa expectativa na Jadlog, até em função do avanço das nossas operações, dos investimentos que estamos fazendo em tecnologia, produto, inovação e etcétera, é em um crescimento de dois dígitos para 2023.

Frota&Cia: Com esse aumento do e-commerce nos últimos anos, o mercado ficou mais competitivo para a Jadlog? Como que a empresa lidou com essa questão?

Bruno Tortorello: A pandemia acelerou um movimento que já se avizinhava em 2018/2019, mas a partir de 2020 acelerou muito, que foi a verticalização dos serviços de logística, promovida pelos maiores marketplaces como Via Varejo, Magazine Luiza e outros. Isso faz com que o tamanho do mercado potencial para as empresas de courier, como a Jadlog, diminua. Portanto, o “bolo” disponível para competir fica menor e aumenta a competição. Aliado a este a esse fato, os couriers regionais também se fortaleceram com a pandemia aumentando ainda mais a competição a nível regional. Como a Jadlog é uma empresa que tem mais de 550 franqueados espalhados pelo país e que vende os seus serviços Brasil afora, tem mais de 40 mil clientes, coleta encomenda em todas as regiões do Brasil e entrega em todas as regiões do Brasil, a gente percebe mais claramente esse fortalecimento de alguns players regionais.

Frota&Cia: E qual estratégia vocês utilizaram para lidar com isso?

Bruno Tortorello: Na verdade, acho que o investimento em qualidade, nível de serviço e de atendimento ao destinatário da maneira mais adequada e fluida possível, são as fortalezas que te fazem poder navegar nesses mares mais turbulentos. Mas o fato é que o mercado continua crescendo, vai crescer a taxas menores, está diminuindo de tamanho. Por outro lado, por conta da verticalização, os grandes players, como nós, hoje uma multinacional bastante capitalizada e com capacidade de investimento, conseguimos passar por esses momentos de maneira mais tranquila, vamos dizer assim.

Frota&Cia: A Jadlog possui uma rede de serviço extensa, mas qual o “carro chefe” da companhia hoje em termos de faturamento?

Bruno Tortorello: Hoje, o nosso serviço de entrega expressa, seja a rodoviária ou aérea, é o nosso “carro chefe”, é o que traz mais de 50% do volume do nosso faturamento.

Frota&Cia: Qual tecnologia da Jadlog você considera a mais revolucionária dentro da empresa com relação à melhora no atendimento ao cliente?

Bruno Tortorello: O grupo Geopost, do qual a Jadlog faz parte, é um grupo de logística bastante voltado a inovações que estejam alinhadas os desejos dos destinatários. Na solução de entregas fora domicílio, que a gente chama de soluções de entrega out of home, nós fomos pioneiros na Europa e somos líderes lá, nessa modalidade, que é usar os pontos de proximidade para retirar ou para postar encomenda. Isso já é uma realidade no Brasil, a Jadlog também foi pioneira no Brasil lá em 2017 em lançar esse serviço. Hoje, conta com uma rede de mais de quatro mil pontos ativos onde destinatários podem selecionar esses pontos para receber suas encomendas, ou os sellers dos marketplaces podem postar suas encomendas de maneira muito mais conveniente do que a postagem em agentes do Correio. Serve também para consumidores online que queiram fazer devolução, a logística reversa. É algo que vem crescendo no Brasil, uma solução que tropicalizamos para o Brasil em 2017. Mais recentemente nós lançamos o que chamamos de serviço Predict. É um serviço que informa o destinatário por SMS a janela horária de duas horas de quando ele vai receber a encomenda. Então, isso diminui o insucesso de entrega e melhora a experiência do consumidor online, e sabemos que o consumidor online quer estar sempre bem informado, quer saber o que está acontecendo com a sua encomenda. Além de informar a janela horária, a tecnologia permite que o destinatário redirecione a encomenda pra receber num ponto pick up perto sua residência porque não vai estar em casa, ou que ele agende um outro dia pra receber a sua encomenda. Então, essas soluções que dão informações mais precisas e que permitem interação, entendo que são tecnologias bastante aderentes aos desejos dos compradores online.

Frota&Cia: Quais as frentes dentro do ESG que a Jadlog trabalha atualmente?

Bruno Tortorello: Bom, o grupo Geopost tem várias metas relacionadas a ESG, metas de diversidade, metas de ser carbono zero até 2025. O grupo tem diversas iniciativas na linha do ESG. Na Jadlog, especificamente, nós somos apoiadores do SOS Mata Atlântica e somos signatários do programa na Mão Certa, que é um é um programa da Childhoold Institute que visa combater a exploração sexual de jovens e crianças nas estradas. Estamos engajando os nossos motoristas nesse sentido, a entender essa realidade e poder ajudar no combate. Também temos um canal isento de denúncias para funcionários e parceiros, com o objetivo de implementar um bom ambiente de trabalho, sem assédio moral, sem assédio sexual, com respeito à adversidade, a cor, credo, classe social. Então, temos investido bastante na conscientização dos nossos funcionários nesse sentido. Olhando pela vertente da logística verde, nós temos alguns carros elétricos em teste, temos carro movidos a gás natural também fazendo algumas operações e outras diversas iniciativas sustentáveis de entrega de last mile. Entrega urbana com bicicleta, com moto elétrica, várias alternativas para tentar minimizar o impacto da geração de CO² na nossa operação.

Frota&Cia: Como está a questão da renovação de frotas da empresa?

Bruno Tortorello: Temos um volume de caminhões, caminhões leves e pesados, relativamente pequeno. Estamos desde 2018 investindo fortemente na renovação da nossa frota que estava com uma idade média muito alta. Hoje estamos com uma frota com idade média de cinco anos que é bastante razoável, mas a gente imagina aí este ano investir na troca de uns vinte caminhões, não mais do que isso, porque estamos bastante em linha com a necessidade de manter a idade média baixa. E parte desses investimentos faremos em veículos elétricos ou veículos a gás. É um pouco da diretriz do grupo.

Fonte : https://frotacia.com.br/jadlog-acredita-no-investimento-em-qualidade-para-se-fortalecer-no-mercado/

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