Empresas estão aumentando sua competitividade e eficiência ao investirem em uma logística que foge do usual para melhor atender o consumidor.
Já imaginou comprar um produto pela internet e, algumas horas depois, recebê-lo no conforto da sua casa? Entregas realizadas no mesmo dia da compra já são uma realidade em algumas empresas como a Amazon, e cada vez mais os consumidores estão valorizando a agilidade em operações como essa. A logística avançada, como é chamada, é apelidada também de “novo marketing”, pois atualmente, a preocupação com a entrega é equivalente à preocupação com as vendas.
A logística, na perspectiva da gestão da cadeia de suprimento (Supply Chain Management), representa uma das mais importantes dimensões estratégicas, pois recompensa certas qualidades de organização, em particular a adaptabilidade, a flexibilidade, a decisão e a rapidez. Em suma, o objetivo de ter uma logística avançada é procurar atingir às necessidades dos clientes com qualidade máxima e custos mínimos. Essa é a receita para manter e aumentar o nível de competitividade de uma empresa de varejo.
O crescimento exponencial de vendas e lojas on-line só reforça essa demanda e necessidade do consumidor de comprar sem atritos e com conforto. O jornal El Economista noticiou que a gigante empresa têxtil espanhola Inditex investirá 1700 milhões de euros no reforço e capacidade logística justamente por causa do aumento das vendas on-line. O objetivo deles é deixar todas suas marcas disponíveis on-line em 2021.
Recentemente o Mercado Livre anunciou também o investimento em uma empresa do setor logístico, a colombiana Liftit. Em rodada que somou US$ 14,3 milhões, o investimento contou também com a participação de empresas como IFC, Monashees, Jaguar Ventures e NXTP. O objetivo? Oferecer soluções logísticas mais eficientes e uma experiência de compra melhor tanto para quem vende, quanto para quem compra.
A plataforma Liftit é líder de mercado na Colômbia e possui operações no México, Brasil, Chile e Equador. Com foco nos negócios que têm a necessidade de distribuir seus produtos de forma expressa dentro dos grandes centros, a conecta seus usuários com uma ampla rede de motoristas, de diversos perfis e portes de carga. Isto permite gerir, em tempo real, todo tipo de entrega conhecida como “last mile delivery”.
Uma logística bem executada como estratégia competitiva, reflete em ganhos para toda a cadeia de suprimentos, ou seja, clientes e fornecedores vão melhorar sua competitividade, contribuindo, em última análise, para o desenvolvimento nacional.
Fonte : g1.globo.com