Loja física ou virtual: qual é o melhor negócio?

A internet facilitou muito o processo para quem sempre sonhou ser empreender. Com pouco, na verdade bem pouco, é possível dar o primeiro passo para abrir uma loja virtual.

Hoje, o empreendedor que tem interesse em abrir um e-commerce encontra plataformas que possibilitam isso em menos de 24 horas. Além disso, ainda existem ferramentas gratuitas para se dar o pontapé inicial. Então, não ter dinheiro ou tempo já não são empecilhos.

Entretanto, mesmo com as facilidades da loja virtual, ainda há aqueles que não abrem mão de ter um ponto físico para receber os clientes. Então, fica a dúvida: qual é o melhor negócio?

Na verdade, não se deixe enganar, há espaço para todo tipo de negócio. E o melhor ainda: há espaço, inclusive, para aqueles que querem ter o melhor dos dois mundos. Que tal conhecer os prós e contras de cada modalidade?

Loja física

Nesta modalidade de negócio, você tem mais custos fixos, como aluguel da loja, folha de pagamento de funcionários e itens básicos de manutenção. Sem contar que será necessário uma equipe de vendas, atendimento e caixa. Lembre-se de capacitar todas essas pessoas.

Entretanto, uma das vantagens é que, por ter o contato físico, fica mais fácil descobrir o que o cliente quer e oferecer mais produtos, aumentando o ticket médio. Além disso, com a loja física é possível proporcionar uma melhor experiência para o seu cliente.

Loja virtual

Ter um negócio online não é apenas uma tendência, é algo consolidado. Comprar online já faz parte da vida de muitos consumidores brasileiros. E, enquanto na loja física você alcança apenas o seu entorno, na loja online é possível alcançar o país inteiro e, por vezes, outros países.

Ao ter uma loja virtual, você terá que se inteirar dos assuntos referentes a internet e marketing digital, afinal, esses conteúdos são essenciais para o sucesso do seu negócio online.

Os gastos de uma loja virtual tendem a ser menores, pois o espaço alugado para estoque ou operação, por exemplo, pode ser menor ou afastado do centro. Mas, existem gastos importantes tal como aluguel da plataforma, design, produção de conteúdo e anúncios patrocinados.

Então, qual é o melhor negócio?

Essa pergunta só você pode responder! Existem casos de sucesso nas duas modalidades. Entretanto, se você é daqueles que gostam de estar sempre à frente, você pode optar por ter uma loja virtual e uma física, mas tratar a loja física como um espaço para proporcionar experiência para o seu cliente, por exemplo.

Entenda qual o papel do seu negócio, quais são seus planos a longo prazo e qual modalidade de loja se encaixa melhor à realidade do seu empreendimento. Algumas empresas optam por criar apenas a loja física, outras a online, algumas se beneficiam das duas modalidades, e assim vai.

Fonte : ecommercebrasil.com

Download

Deixe um comentário