Uma pesquisa da Akamai, especializada em serviços de computação em nuvem e segurança cibernética, mostrou que 77% dos brasileiros abandonam suas compras online devido a insatisfações com a experiência no site ou aplicativo, com desistências mais frequentes em compras no valor de R$101 a R$200.
Entre os principais fatores de frustração, 24% dos consumidores apontaram a falta de imagens ou especificações detalhadas dos produtos como o maior motivo de abandono. Já 22% mencionaram a desconfiança nos métodos de pagamento disponíveis, e 21% destacaram a ausência de selos e certificados de segurança no site. Outros problemas relevantes incluíram sites lentos ou que travam (20%), receio de roubo de dados pessoais (20%) e excesso de anúncios (20%).
Além disso, 17% dos entrevistados relataram problemas com a navegação em dispositivos móveis, e 14% se queixaram de ser redirecionados para páginas externas ao final da compra. A demora no processo de login ou cadastro, devido ao excesso de informações solicitadas, foi uma reclamação para 13% dos consumidores, e 9% ficaram insatisfeitos por não poderem utilizar o login via redes sociais.
“O comércio online no Brasil avançou bastante, mas ainda há um longo caminho a percorrer para atender às expectativas dos consumidores por agilidade. Se antes a lentidão era o maior problema, hoje a qualidade das informações sobre os produtos e as questões de segurança se tornaram críticas. A confiança é um fator decisivo na escolha de um site ou app para realizar compras”
Helder Ferrão, gerente de estratégia de indústrias da Akamai LATAM
A segurança digital se mostrou um dos aspectos mais relevantes para quem compra online:
Para 58% dos consumidores, saber que estão comprando no site ou aplicativo oficial da marca é o principal fator de confiança. A segurança dos dados do cartão de crédito é uma preocupação para 54% dos entrevistados. Além disso, 40% afirmaram que não voltariam a comprar em um site que já sofreu com incidentes de segurança, mesmo que tenha adotado medidas corretivas.
Os maiores receios dos clientes incluem o risco de ter a conta bancária invadida (35%) e o cartão de crédito clonado (31%). A preocupação com o vazamento de senhas é significativa, afetando 93% dos consumidores, enquanto 89% temem a exposição do CPF.
Outro dado que chamou muita atenção é que 70% dos usuários revisam as políticas de privacidade e segurança antes de compartilhar suas informações em sites ou aplicativos. Apesar disso, 48% acreditam que as empresas ainda não estão suficientemente preparadas para lidar com ameaças cibernéticas.
A experiência do consumidor no ambiente digital vai além da simples compra: a segurança e proteção contra fraudes são fundamentais para gerar confiança. Para conquistar essa confiança de forma duradoura, as empresas precisam investir em medidas robustas de segurança, desde a proteção de dados pessoais até a implementação de protocolos de pagamento seguros. “É crucial criar um ambiente digital confiável e transparente, onde os consumidores se sintam protegidos em todas as fases da compra, seja na proteção de dados ou no oferecimento de canais de suporte eficientes”, conclui Helder.
A pesquisa “Panorama das Compras Online no Brasil: Preferências dos Consumidores e Vulnerabilidades” foi realizada no primeiro semestre de 2024 com mais de 900 participantes por meio de um painel online. O estudo explora métodos de pagamento, preocupações e comportamentos de compra, oferecendo insights sobre as vulnerabilidades e desafios enfrentados pelos consumidores ao realizar compras online.
Fonte: “https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/mais-de-70-dos-brasileiros-abandonam-suas-compras-online-devido-a-insatisfacoes-com-a-experiencia-no-site-ou-app”