O Mercado Livre (MELI) reportou resultados referentes ao quarto trimestre de 2019 (4T19) na segunda-feira (10 de fevereiro) após o fechamento de mercado. Apesar de não cobrirmos o nome, que é listado na Nasdaq, a empresa é a maior do ecommerce brasileiro. Por isso preparamos esse conteúdo, trazendo a leitura dos números de MELI no 4T19 para B2W (BTOW3) e Magazine Luiza (MGLU3).
Os destaques mais relevantes para as empresas da nossa cobertura foram:
#1. Forte crescimento de vendas no Brasil, mas desacelerando. O GMV (valor total de mercadorias vendidas no site) cresceu 23% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, impactado por uma Black Friday mais fraca.
- Nossa visão: Apesar de forte, o crescimento tem mostrado uma leve desaceleração em relação aos trimestres anteriores (24% no 3T19 e 27% no 2T19). Todavia, itens vendidos dentro da plataforma têm aumentado (25% A/A), principalmente impactados pelo aumento de categorias como telefones celulares e televisões. Para o 4T19 esperamos um crescimento de GMV de 30,9%, atingindo R$6,5 milhões para B2W e 88,4%, atingindo R$4,2 milhões Magazine Luiza. Vale mencionar hoje o MELI representa cerca de 30% do mercado de e-commerce no Brasil.
#2. Logística. A participação da rede proprietária (cross-docking e fulfillment) como % dos pedidos enviados pelo Mercado Envios no Brasil atingiu 43% (vs. 30% em 3T19), com o Fulfillment dobrando a participação de 6% no 3T19 para 12% no 4T19.
- Nossa visão: O Mercado Livre continua fazendo esforços na redução de sua exposição aos Correios e na melhoria do nível de entrega. No trimestre, a empresa conseguiu entregar mais da metade do seu volume pelo Mercado Envios em menos de 48 horas. Entretanto, ressaltamos que tanto a B2W quanto a Magalu têm estrutura logística mais desenvolvidas, com a Direct e a Malha Luiza já representando ~90% das entregas de estoque próprio de ambas as empresas, respectivamente.
Fonte : conteudos.xpi.com.br