Levantamento mostrou que 15,8% dos entrevistados desistem da aquisição depois de descobrirem que o produto não está disponível para entrega em seu CEP.
Uma das maiores frustrações para brasileiros que compram online é a indisponibilidade de entrega em determinados CEPs, aponta pesquisa realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box. O levantamento, intitulado “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, identificou que, para 33,9% dos entrevistados, essa restrição é a principal razão de insatisfação ao comprar pela internet.
Ao se depararem com a impossibilidade de entrega, a maioria dos consumidores busca alternativas, como procurar o item em outros sites (58,7%) ou em lojas físicas (25,1%), enquanto 15,8% desistem da compra.
A pesquisa também revela que a insatisfação varia por região, sendo mais acentuada no Centro-Oeste (35,8%), seguido do Sudeste (34,3%) e Sul (34%). Já o Nordeste e o Norte apresentam índices de frustração de 32,9% e 31,3%, respectivamente.
Segundo head de Supply Chain da Neogrid, Dionaldo Passos, entender e atender às expectativas dos consumidores em todas as etapas da cadeia é fundamental para manter a competitividade. “Fabricantes e varejistas que monitoram essas necessidades e implementam estratégias eficientes têm maior atratividade e transparência no mercado”, afirma.
Realizada entre junho e julho de 2024 com mais de 2 mil brasileiros de todas as regiões e classes sociais, a pesquisa ressaltou ainda que, além do preço, a urgência é um fator decisivo para a compra, pois, quando a entrega não é viável, o consumidor recorre a outras opções.
Fonte: “Restrição de entrega é a maior queixa em compras online“