Vendas do varejo caem 0,1% em dezembro, mas fecham 2021 com alta de 1,4%

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,5% no ano de 2021.

As vendas do comércio varejista tiveram leve queda de 0,1% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das estimativas colhidas pelo Projeções Broadcast, de recuo de 0,5% no mês. O intervalo das estimativas ia de queda de 1,6% a alta de 2,2%.

Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 2,9% em dezembro de 2021. Nesse confronto, as projeções eram de queda de 5% a alta de 4,8%, com mediana de contração de 3,2%.

“De modo geral, o volume de vendas no varejo se aproxima do patamar pré-pandemia, sendo que alguns setores já se encontram bem acima, como é o caso dos Artigos Farmacêuticos, que já cresce há cinco anos”, destacou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

Entre as oito atividades pesquisadas, três tiveram queda em dezembro sobre o mês anterior: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,0%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%).

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas cresceram 0,3% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas, que apontava para alta de 0,7%, com intervalo de queda de 0,9% a alta de 3,5%.

Na comparação a dezembro de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 2,7% em dezembro de 2021. Nesse confronto, as projeções variavam de queda de 4,0% a alta de 4,2%, com mediana indicando contração de 2%. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,5% no ano de 2021. As projeções iam de queda de 0,8% a até expansão de 3,5%, com mediana de crescimento de 1,0%.

Revisões

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revisou o resultado das vendas no varejo em novembro ante outubro, de uma alta de 0,6% para avanço de 0,4%. As vendas do varejo ampliado – que incluem as atividades de veículos e material de construção – também foram revisadas, de uma alta de 0,5% para alta de 0,7% em novembro ante outubro, com ajuste sazonal.

 

Fonte : https://maisretorno.com/portal/vendas-varejo-caem-01-dezembro-2021-alta-de-14-ibge

Deixe um comentário