Veja as descobertas do estudo global “Back to Business'” da Visa sobre as tendências tecnológicas e as preferências de pagamento.
Tecnologias como a inteligência artificial (IA) e a automação estão ganhando destaque no cenário empresarial brasileiro, com 9 em cada 10 (87%) dos proprietários de pequenas empresas planejando adotar essas tecnologias nos próximos 12 meses. Esse dado faz parte das conclusões do estudo “Back to Business” realizado pela Visa.
Além disso, cerca de 68% das empresas estão fortemente inclinadas a incorporar essas tecnologias em suas operações. O resultado não apenas reflete uma mudança significativa nas estratégias de negócios, mas também destaca a importância da inovação tecnológica no contexto empresarial.
Sem dinheiro físico: pagamentos digitais
A jornada do consumidor está evoluindo, com quase metade dos compradores brasileiros (47%) planejando adotar exclusivamente transações sem dinheiro físico nos próximos dois anos. Isso supera a média global de 40%.
Adicionalmente, 67% dos consumidores brasileiros pretendem realizar pagamentos digitais com mais frequência no próximo ano, em comparação com 55% globalmente. Isso está impulsionando uma transição generalizada para o mundo digital, tanto entre pequenas empresas quanto entre consumidores.
Da sobrevivência ao crescimento
A pesquisa “Back to Business” da Visa destaca uma mudança notável na mentalidade das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Segundo Xiko da Rocha Campos, chefe de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe na Visa, as PMEs estão deixando para trás o modo de sobrevivência e abraçando o crescimento. “Os resultados deste ano lançam uma nova luz sobre o caminho vibrante que as pequenas empresas estão trilhando para levar seus negócios ao próximo nível”, afirma.
Atendendo às expectativas dos consumidores
À medida que os consumidores se tornam mais sofisticados, as marcas enfrentam o desafio de atender às expectativas mutáveis. Os resultados mostram que as empresas têm diversas oportunidades para crescer se conseguirem satisfazer as demandas dos consumidores.
Além disso, o estudo destaca:
Oportunidades: empresários reconhecem que o aumento da presença nas redes sociais, a oferta de novos produtos ou serviços e um investimento mais robusto em marketing são oportunidades-chave para atrair novos clientes.
Segurança nos pagamentos digitais: no Brasil, a maioria dos consumidores (44%) sente que os métodos de pagamento digitais proporcionam uma sensação maior de segurança, em comparação com a média global de 32%.
Sustentabilidade: os consumidores brasileiros demonstram um forte interesse em produtos sustentáveis, com 80% dos entrevistados afirmando que as práticas de sustentabilidade de um negócio influenciam sua decisão de compra.
Expectativas de pagamento: os consumidores esperam opções de pagamento por aproximação e digitais nas lojas físicas, incluindo aplicativos de pagamento móvel, pagamento com cartão por aproximação, pagamentos com carteira digital e autoatendimento.
Apoio a negócios locais: mais da metade dos consumidores brasileiros (51%) planeja aumentar suas compras em negócios locais para apoiar a economia local e construir conexões pessoais em suas comunidades.
Como foi feito o levantamento
O estudo “Back to Business” da Visa foi realizado em nove países, incluindo o Brasil, com um total de 2.250 entrevistados, oferecendo insights sobre as tendências tecnológicas e preferências de pagamento tanto no contexto empresarial quanto na vida cotidiana dos consumidores.
Conduzido pela Wakefield Research em março/abril de 2023, o estudo incluiu 2.250 proprietários de pequenas empresas com até 100 funcionários em nove países. Adicionalmente, foram entrevistados 1.000 consumidores adultos com 18 anos ou mais nos Estados Unidos e 500 consumidores adultos com 18 anos ou mais nos outros países.
‘https://consumidormoderno.com.br/2023/10/26/ia-automacao-brasil/?utm_campaign=cm_news_261023&utm_medium=email&utm_source=RD+Station