Ainda que seja importante estipular estratégias para agilizar a produtividade do seu e-commerce, existem algumas etapas que são fundamentais dentro do crescimento da sua loja virtual. O dropshipping é um desses sistemas que encurta alguns processos logísticos.
Afinal, muitos empreendedores acabam buscando atalhos para facilitar os processos. No entanto, essas trilhas podem ser armadilhas para o sucesso do seu e-commerce.
Através de parcerias com fornecedores, o dropshipping não tem um estoque próprio. A entrega do produto ao cliente é feita diretamente pelo fornecedor.
É mais simples do que parece: um ciclo de produtos em que, após a finalização da compra do cliente, o lojista recebe esse pedido e faz a encomenda/compra do produto de um fornecedor, que envia diretamente ao cliente.
Dropshipping
O dropshipping tem muitos pontos positivos, como a facilidade, o baixo investimento, a alta variedade de produtos e a boa lucratividade para o lojista. No entanto, é sempre importante mensurar os dois lados e, mais ainda, saber lidar com as dificuldades que podem surgir.
Existem diversos fatores que impedem o sucesso de um e-commerce. Normalmente, alguns sites brasileiros, que trabalham com o dropshipping, não operam por muito tempo na internet, pois acabam gerando pouca circulação, o que tem como consequência o fechamento da loja.
Também é comum visualizar uma série de reclamações recorrentes de lojas que utilizam o dropshipping como sistema único de envio de produtos.
Dessa forma, para se prevenir dos possíveis problemas, trago abaixo algumas barreiras que você pode encontrar no caminho com o dropshipping. Esses cuidados podem despertar o olhar crítico ao lidar com as etapas que sua loja virtual pode passar. Confira:
Autonomia
A dependência que você gera do seu fornecedor é o maior problema do dropshipping e pode ser perigoso quando é analisado seu reflexo no resultado geral da empresa. Não se deve perder o controle da dinamização total dos processos. É importante sempre acompanhar essa evolução.
Entrega
Produtos extraviados, furtados e atrasos na entrega: são muitos os problemas que podem existir nesse ponto do processo. É necessário fiscalizar muito bem essa etapa para não ter dor de cabeça a mais.
Lentidão
Para evitar problemas alfandegários e evitar ruídos com os clientes, deixe bem claro para o seu consumidor os prazos de entrega e as condições de troca. Acompanhe esse processo e não deixe a demora resultar em pouca recompra.
Suporte
Assim como é necessário o melhor suporte oferecido ao seu cliente, é preciso um respaldo do fornecedor, mas isso não depende exclusivamente de você.
Se o fornecedor não oferecer um suporte bem definido, pode refletir em má comunicação e pouca eficiência no suporte para o seu cliente.
Se houver recorrência de problemas com entrega, por exemplo, será necessário investir em maior suporte para lidar com isso.
Contábil
Esse sistema é um intermediador de negócios. Por isso, é necessário investir na organização contábil da empresa e estudar seu negócio para torná-lo escalável.
Caso esse investimento não aconteça, sua loja não acompanhará seu crescimento.
Qualidade
Trabalhar com produtos que não passam diretamente pela sua empresa pode ser perigoso. É necessário conhecer muito bem o produto para que a sua loja não perca a credibilidade entre os consumidores. Sempre cumpra o que você prometeu.
Variação de preço
Quando se trabalha com dropshipping, grande parte dos produtos são importados. Por isso, a variação de preço pode ser uma trava e deve ser muito estudada antes de ser estipulada essa forma de compra para seu negócio, para que isso não influencie na entrega final.
Considere os diversos fatores para saber o que se encaixa melhor ao seu modelo de negócio. O dropshipping pode ser muito bom para empresas que estão começando e procuram uma maneira mais rápida e com menos investimento para escalar seu negócio.
Em empresas maiores, é necessário um cuidado extra no momento da contratação desses serviços. Fique sempre atento aos processos e à credibilidade da sua loja.
Fonte : ecommercebrasil.com.br