Logtechs: 73% das startups de logística têm como foco o mercado B2B

“Startup” é uma das categorias do Prêmio BBM, promovido pela MundoLogística, em parceria com a BBM Logística; 10ª edição irá reconhecer projetos desenvolvidos entre 2022 e 2023 que impactaram o setor.

O setor logístico tem enfrentado desafios significativos nas últimas décadas, com o aumento do comércio global, a expansão do e-commerce e a necessidade crescente de uma logística ágil e eficiente. Nesse contexto, as logtechs têm surgido como atores-chave na transformação e aprimoramento desse importante setor econômico.

O mapa que mostra a evolução das startups no segmento logístico mapeou 239 logtechs que estão ativas e utilizam novas tecnologias, como a inteligência artificial, para automatizar processos, diminuir falhas, reduzir gastos, aumentar a produtividade e a satisfação dos seus clientes, e melhorar os processos de armazenagem.

O estudo mostra que 73% das startups têm como foco o mercado B2B. A pesquisa foi lançada pela Liga Ventures, em parceria com a Associação Brasileira de Logtech (ABLogtech) e apoio da PwC Brasil.

TECNOLOGIA

A tecnologia tem sido o pilar fundamental desse crescimento. A aplicação de inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados tem permitido que as logtechs ofereçam soluções personalizadas e inteligentes para problemas logísticos complexos.

Segundo o mapa, as tecnologias mais aplicadas são: Geolocalização (16%); Data Analytics (14%); API (13%); Aplicação Mobile (12%) e Marketplace (10%).

INVESTIMENTO

O levantamento publicado pela Distrito e KPMG, aponta que o Brasil tem cerca de 300 logtechs — dessas, 46% atuam no ramo de transporte de cargas e mais da metade surgiram entre 2015 e 2020. De acordo com a pesquisa, desde 2011 foram destinados US$1,3 bilhão nesse mercado e mais de US$187,6 milhões foram direcionados para o segmento apenas em 2020.

CASE

“Startups” é uma das categorias do Prêmio BBM, que na edição de 2022 teve como vencedores a Uello e a Kan.guru. Descrita como “o uber da logística last mile”, a Uello tem foco em cargas de até 100kg e possui uma rede de parceiros – de motoristas a pontos de consolidação – sincronizada a um sistema que roteiriza as operações.

A Kan.guru, que propõem a conexão entre processos operacionais relacionados à cadeia de transporte, apresentou um caso de sucesso em que digitalizou totalmente a operação do cliente, com mais de 100 mil comprovantes eletrônicos de entrega emitidos.

PRÊMIO BBM 2023

Estão abertas as inscrições do Prêmio BBM 2023, o Oscar da logística brasileira, promovido pela MundoLogística, em parceria com a BBM Logística. A 10ª edição do prêmio irá reconhecer projetos desenvolvidos entre 2022 e 2023 que impactaram o setor.

Neste ano, o prêmio traz cinco categorias: “ESG”, “Inovação”, “Melhoria Operacional”, “Startup” e “Tecnologia”. Os projetos podem ser submetidos até o dia 15 de agosto e, após isso, serão avaliados por uma banca formada por grandes nomes do segmento.

Cada categoria terá cinco finalistas, entre os quais dois serão reconhecidos como os projetos vencedores. A solenidade de premiação está marcada para o dia 30 de outubro, em São Paulo.

Para se inscrever, basta acessar o site www.mundologistica.com.br/premiobbm

‘https://mundologistica.com.br/noticias/logtechs-73-das-startups-tem-foco-mercado-b2b

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